Livro do Amor e da Consciência · pergunta 002
Por que existir tem valor antes que façamos alguma coisa?
Porque uma pessoa é o sujeito de uma vida antes de ser autora de uma obra. Seus atos poderão produzir bens ou danos, e deverão ser examinados por isso. O valor de quem vive, entretanto, não começa quando aparece um resultado digno de aprovação. Se dependesse de desempenho, os primeiros anos de uma criança, a fragilidade de quem adoeceu e o repouso de quem envelhece ficariam à espera de uma justificativa. A dignidade teria de ser concedida por quem controla os critérios de utilidade.
Chamar alguém de sujeito significa reconhecer que sua existência possui um centro próprio. Uma alegria é alegria para essa pessoa; uma privação atinge sua experiência; uma oportunidade abre possibilidades em sua história. Podemos observar tudo isso de fora, mas a observação não ocupa o lugar de quem vive. Há uma diferença decisiva entre avaliar o rendimento de uma coisa e considerar o bem de alguém. O primeiro pode ser medido em relação a uma finalidade que escolhemos; o segundo exige levar em conta uma vida que tem importância própria.
A fé no Amor Criador de Deus aprofunda essa distinção. A existência é recebida antes de qualquer mérito, e o Amor que a sustenta não depende de uma classificação posterior. Ser amado por Deus significa que o direito ao cuidado não precisa ser comprado com inteligência, produtividade, beleza ou concordância. A vida de cada pessoa possui valor em sua singularidade. Esse fundamento acolhe também quem não consegue reconhecê-lo ou expressar gratidão: receber Amor e compreender que se é amado são realidades distintas.
Uma objeção importante aparece: se todos possuem dignidade, como distinguir quem protege de quem agride? A resposta exige separar o valor da pessoa da qualidade de sua conduta. A dignidade é a razão para levar a sério tanto o sofrimento de quem foi ferido quanto a responsabilidade de quem feriu. Reconhecer humanidade em ambos torna necessário impedir o dano e exigir mudança. Quando a responsabilidade é real, a pessoa é tratada como alguém capaz de responder por atos, e não como um objeto descartável depois de seu pior momento.
Também nossas próprias realizações adquirem outro sentido. Trabalhar, aprender e ajudar podem ser expressões de uma vida valiosa, em vez de exames permanentes para provar que merecemos estar aqui. O esforço deixa de carregar a obrigação impossível de fabricar o valor de quem se esforça. Isso permite receber reconhecimento com alegria e atravessar fracassos com maior verdade: algo pode ter dado errado, uma perda pode exigir luto, uma escolha pode pedir reparação, enquanto a existência conserva sua dignidade.
Esse valor anterior ao desempenho não torna a vida indiferente ao que fazemos. Ao contrário, dá peso às escolhas porque elas alcançam pessoas que importam. O bem não cria do nada a dignidade de seu destinatário; responde a ela. Podemos aprender a olhar para nós desse mesmo modo: como alguém cuja vida merece cuidado antes de se tornar exemplar. A caridade encontra aqui sua primeira medida, que vale para o desconhecido, para quem amamos e para a própria pessoa que temos dificuldade de acolher.
Leitura da nova edição · Enviar uma reflexão ou correção