Unismo › O livro › Parte III · Capítulo 7: As ordens do tempo
Questão 47 de 168
47.O que quer dizer que as existências não precisam seguir a ordem das datas?
Ouvir esta questão
Narração da pergunta e da resposta. No leitor completo a narração segue de questão em questão.
Não se afirma que uma vida venha depois da outra, nem que uma personalidade passe de um corpo a outro. Significa que não se assume como condição doutrinária uma passagem da consciência fundamental por vidas ordenadas das datas mais antigas para as mais recentes. A cronologia dos acontecimentos humanos e a relação metafísica entre as manifestações são questões diferentes. Situar uma vida em determinado século não permite situá-la em um grau anterior ou posterior de aperfeiçoamento da consciência.
Essa proposição é permissiva, não descritiva. Ela afasta a obrigatoriedade de uma ordem, mas não estabelece outra. Não autoriza narrar itinerários entre épocas, indicar qual existência viria depois de uma morte ou afirmar que uma pessoa ocupará determinado lugar histórico. Muito menos torna uma personalidade viajante o sujeito previamente demonstrado de todas essas passagens.
O termo reencarnação, caso empregado, exigiria cuidados que a exposição prefere evitar: ele pode sugerir que uma identidade psicológica reconhecível deixa uma vida e entra na seguinte segundo uma sucessão definida. Os fundamentos não estabelecem esse mecanismo. Falar em multiplicidade das existências é mais preciso para o compromisso assumido. O que se afirma é uma unidade fundamental em manifestações humanas reais; o modo pelo qual essas manifestações se relacionam além da cronologia permanece sem determinação suficiente. A ausência dessa determinação não deve ser preenchida por uma história apresentada como conhecimento. Muitas existências, sim; uma fila de vidas, não.
A intuição popular sugere uma pergunta: a consciência precisaria percorrer todas as vidas, uma a uma, até a última, para que o processo se completasse? A doutrina não afirma esse percurso. Não há um sujeito que visite as existências em fila, voltando a viver como “outra pessoa” o que era ele mesmo; cada vida é, já, uma manifestação da consciência fundamental, e nenhuma experiência humana lhe é estranha ou precisa ser revisitada. Nesse sentido preciso, tudo o que é vivido por alguém é vivido por ela — no centro em que ocorre, e como daquele alguém. O que resta ao processo não é completar uma lista de vidas, mas compreender: integrar o que foi vivido (questão 42) e reconhecer-se naquilo que manifesta (questão 70). Por isso a pergunta “até quando?” não tem, nos fundamentos, uma resposta em datas: a doutrina afirma uma direção, não um prazo, e não faz da morte do último ser humano o instante em que a compreensão se completaria.
Comentário da edição de estudo
Em linguagem clara
O livro não exige que uma personalidade passe por vidas em fila, da mais antiga para a mais recente. Segundo a tese assumida, cada vida já é uma manifestação do fundamento. Isso permite incluir vidas que acontecem ao mesmo tempo, sem imaginar passagens secretas de um corpo para outro. Mas não haver fila obrigatória não dá outra ordem no lugar, nem permite prever qual vida viria depois.
Aprofundamento
A formulação é permissiva: nega que a cronologia humana deva governar necessariamente a relação metafísica. Ela não demonstra uma sequência alternativa, um percurso regressivo ou uma perspectiva extratemporal. É uma diferença entre retirar uma exigência e descrever positivamente a estrutura que a substituiria. O mesmo cuidado explica a reserva com a palavra reencarnação, que poderia introduzir um sujeito pessoal viajante ainda não estabelecido.
O parágrafo final acrescenta uma determinação importante: aquilo que alguém vive é vivido pela consciência fundamental ‘no centro em que ocorre, e como daquele alguém’. A qualificação impede interpretar a frase como acesso simultâneo de todas as pessoas a todas as experiências. Trata-se da atribuição metafísica professada, não da descrição de um observador que recolhe biografias. ‘Nenhuma experiência lhe é estranha’ significa, nesse contexto, pertencimento das experiências ao fundamento; não prova conhecimento total ou integração já realizada.
Permanece a distinção entre ter manifestações e compreender suas relações. Se todas as vidas já manifestam o fundamento, o processo não pode ser explicado apenas como completar um inventário de existências. Precisa haver aquisição relevante, conforme as questões 41 e 42. A remissão à questão 70 introduz ainda a hipótese de reconhecimento da consciência no que manifesta, ligada à identidade preferida com o criador. Nem essa interpretação fornece um prazo. Por isso, a morte do último ser humano não é apresentada como momento conhecido de conclusão do processo.
Acréscimo editorial da Edição Comentada para Estudo; não representa chancela oficial nem substitui o texto. As referências [E1]–[E11] remetem às fontes listadas na edição completa.
Do livro
A Unidade e a Dignidade da Existência — Livro dos Fundamentos: 168 perguntas respondidas, gratuito, sem indicação de autor, livre para copiar e traduzir (CC BY-NC-SA 4.0).
Ler no leitor completo · Baixar EPUB ou PDF · Edição comentada para estudo · Pergunta do dia no Telegram