Unismo › O livro › Parte IV · Capítulo 9: O princípio criador
Questão 65 de 168
65.O criador e a consciência fundamental são a mesma coisa?
Ouvir esta questão
Narração da pergunta e da resposta. No leitor completo a narração segue de questão em questão.
Os fundamentos exigem distinguir os conceitos, mas não decidem a identidade de seus referentes. “Princípio criador” designa o fundamento transcendente das existências; “consciência fundamental” designa a realidade consciente numericamente una que se manifesta nas vidas humanas. Distinguir o que cada conceito afirma é necessário para usá-los com precisão. Não basta para concluir que designem dois seres separados ou um único ser. “O pai” e “o médico” podem nomear a mesma pessoa ou duas pessoas; saber o que cada nome faz não diz quantas pessoas há. O mesmo vale aqui: os dois conceitos têm funções distintas, e a identidade de seus referentes — aquilo que cada um nomeia — permanece por decidir.
Uma interpretação admite uma distinção real e procura esclarecer de que modo a consciência e suas manifestações se relacionam com o princípio criador. Outra considera que os conceitos possam referir-se à mesma realidade sob aspectos diferentes. Nesta, seria necessário explicar como essa realidade fundamenta as existências e se relaciona com o aperfeiçoamento. A identidade dos referentes, sozinha, não a tornaria criadora de si: a dependência afirmada concerne às existências manifestadas, e não a uma regra universal de autocriação.
O livro conserva a diferença funcional e deixa a decisão ontológica aberta. Ao falar de consciência em aperfeiçoamento, não atribui automaticamente esse processo ao criador. Ao falar de criação, não confere poderes universais às pessoas. Essa disciplina permite desenvolver os compromissos já assumidos e localizar a questão restante: qual relação efetiva une o fundamento criador, a consciência una e suas manifestações?
Se a interpretação da identidade for verdadeira, aquilo que em cada pessoa é consciente é, na raiz, a própria realidade divina: a pessoa não é a totalidade dela, mas não é outra coisa que ela. É o que uma tradição antiga exprimiu ao dizer que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, e o que Jesus invoca ao responder “não está escrito: sois deuses?”. A doutrina registra essa leitura como a mais fecunda entre as que a questão admite, sem elevá-la a fundamento; e lembra o que ela não autoriza: ninguém fala por Deus por ser Deus na raiz, e a culpa e a memória continuam sendo de cada um. Dois nomes com funções distintas; a identidade fica em aberto, e a leitura preferida fica dita.

Comentário da edição de estudo
Em linguagem clara
‘Criador’ e ‘consciência fundamental’ respondem a perguntas diferentes: de que as existências dependem, e que realidade consciente elas manifestam. Duas funções assim podem apontar para a mesma realidade ou para realidades distintas. O livro prefere, por enquanto, a primeira opção, porque a considera mais fecunda. Mas não a transforma em fundamento obrigatório.
Aprofundamento
A figura 3 distingue duas perguntas: o que os conceitos significam e quantas realidades designam. O exemplo do pai que também é médico mostra que duas descrições podem ter o mesmo referente, mas não decide este caso. Uma defesa da preferência pode ser reconstruída assim: reunir numa só realidade a função criadora e a consciência manifestada nas vidas. Isso dispensaria uma relação adicional entre dois fundamentos distintos, embora ainda exigisse explicar a relação entre fundamento e manifestações. Há aí uma possibilidade de unificação explicativa; sua economia só seria uma vantagem se conservasse o conteúdo das duas funções. O livro chama essa leitura de fecunda, mas não desenvolve uma comparação capaz de estabelecer que ela explica melhor que a alternativa de distinção real.
A identidade teria consequências definidas. O criador seria consciente no sentido da questão 13: a experiência pertenceria à sua própria realidade. Se houvesse aquisição efetiva de compreensão no fundamento, essa aquisição alcançaria a mesma realidade chamada criadora; isso ainda exige esclarecer o aspecto e a ordem da transformação. A dependência das pessoas poderia ser entendida como uma relação interna de manifestação, sem concluir que o fundamento cria a si mesmo. Permaneceria a tarefa de explicar por que essa dependência é criação e como conserva sujeitos distintos. Cada pessoa seria manifestação dessa realidade divina, sem ser sua totalidade. Nem a identidade dos fundamentos nem o nome divino acrescentam onisciência, vontade ilimitada, perfeição moral ou autoridade individual sobre terceiros.
As alusões bíblicas pedem uma delimitação adicional. Gênesis 1:26–27 fala de imagem e semelhança, e João 10:34 retoma a linguagem de ‘deuses’ em uma controvérsia específica. Esses textos não enunciam, por si, a identidade numérica entre o criador e uma consciência fundamental manifestada em todas as pessoas. A aproximação apresentada pelo livro é uma interpretação religiosa de tais passagens, não uma equivalência textual demonstrada. Uma leitura distinta pode aceitar esses textos e rejeitar a metafísica aqui proposta. Fontes consultadas: [E8] e [E9].
O estatuto dessa preferência reaparece nas questões 166 e 167. Por isso, classificá-la simplesmente como neutralidade entre duas alternativas apagaria algo que a versão-base efetivamente afirma. O comentário preserva a preferência e examina seu fundamento, sem transformá-la em conclusão já estabelecida.
Acréscimo editorial da Edição Comentada para Estudo; não representa chancela oficial nem substitui o texto. As referências [E1]–[E11] remetem às fontes listadas na edição completa.
Do livro
A Unidade e a Dignidade da Existência — Livro dos Fundamentos: 168 perguntas respondidas, gratuito, sem indicação de autor, livre para copiar e traduzir (CC BY-NC-SA 4.0).
Ler no leitor completo · Baixar EPUB ou PDF · Edição comentada para estudo · Pergunta do dia no Telegram